Pular para o conteúdo principal

CONCURSO VI SELETIVA NACIONAL DE POESIA. JEAN CARLOS GOMES

enviado por Jean Carlos Gomes


 Esta XVII Antologia Poética de Diversos Autores 2015 é o resultado do XV Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2015, que teve a participação de diversos escritores de vários estados brasileiros.

   Conforme o regulamento, uma comissão avaliadora, formada por nomes do meio local, classificou cinco poesias em primeiro lugar: “Anatomia I”, de Anapaula Torres; “Desilusão de ótica”, de Francisco Ferreira; “Das histórias que nos fazem chorar”, de João Henrique Assumpção Barão; “Dia da consciência negra: indignação”, de Jussára C. Godinho, e “Corpo, mente e água”, de Marcello Eduardo Adrião Rodrigues.

   As cinco menções honrosas: “Hoje”, de Aline Borba Alves; “Verbos, por ti”, de André Luís Soares; “Poeta sem coração”, de Bruno Simas; “100 vezes Vinicius”, de Mauro Rocha, e “Relação amor e ódio”, de Newton de Souza Nazareth.
   Cada um dos autores premiados receberá exemplares da obra como premiação e também pelos seus direitos autorais. Os mesmos, assim como os demais autores que tiveram mais de uma poesia classificada entre as melhores, foram convidados a participar do livro pelo sistema de cooperativismo.

   Esta antologia reúne sessenta e dois escritores de quatorze estados brasileiros – Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e mais o Distrito Federal, divididos em três modalidades de participação: Cinco Primeiros Colocados, Cinco Menções Honrosas e Poetas Selecionados.

   Decidimos fazer uma singela, porém justa homenagem (aceita e autorizada) ao poeta Álvaro Alves de Faria, de renome internacional, evidenciando com atenção e carinho um pouco da sua importante obra, deixando-o assim registrado em um capítulo especial desse livro e na história da literatura brasileira.
  
Jean Carlos Gomes

Editor


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.