Pular para o conteúdo principal

As verdades do povo por Frei Chico e Lira Marques Beatriz Monteiro

Quem passava ao lado da sala onde havia tanta cantoria e história não se continha em espiar. Vez ou outra se viam olhinhos curiosos entre as frestas das janelas. Os que estavam na sala também compartilhavam da mesma sensação, afinal as inúmeras histórias de Frei Chico e Lira Marques são dignas de muito interesse e curiosidade por parte de quem as ouve.
O minicurso, ou nas palavras
de Frei Chico, a oficina, foi realizada pelo projeto Saberes Plurais, do Polo Jequitinhonha da UFMG e aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de outubro. A dupla apresentou de uma maneira muito leve a pesquisa que teve início há 40 anos e resultou em um Dicionário da Religiosidade Popular. Durante os três dias os ministrantes e organizadores acolheram os participantes com uma decoração típica do Vale: tecidos floridos e cerâmicas de Lira, além dos vários livros e filmes espalhados pelo palco, os guardiãs de entrevistas, “causos”, rezas e cantos.
Frei Francisco Van Der Poel é nascido na Holanda, mas veio para o Brasil em 1967, atuando na cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, onde se impressionou com a rica cultura popular e com as variadas formas de religiosidade do povo. Com um palhaço pendurado no cordão de seu hábito franciscano (segundo ele, seu lado anarquista) e o violão de fitas coloridas na mão, cativava a todos com sua simpatia e alegria. Citou inúmeras vezes Paulo Freire e sua ideia de valorizar aquilo que o povo já tem, sendo um dos princípios de sua pesquisa no Brasil. Defendeu também que a verdade não é só aquilo que cabe na teoria que lemos, portanto, seu estudo é sobre as verdades do povo e a possibilidade de criar uma coleção delas em forma de verbetes.
Maria Lira Marques, natural de Araçuaí, com as suas tranças inconfundíveis e seus vestidos floridos, contou aos participantes o início de sua trajetória como cantora e artesã, detalhou a parceria com Frei Chico e cantou as músicas que marcaram sua história na região, desde a mais saudosista até a mais animada.
A riquíssima pesquisa realizada pela dupla é humildemente caracterizada por eles como o “começo do princípio do início de alguma coisa”, no entanto conta com uma grande coleção de verbetes explicados como quem “morou no assunto” e se dedicou muito a fim de publicar o primeiro dicionário da religiosidade popular brasileira, uma importante obra de referência sobre o assunto.
O projeto Saberes Plurais é uma iniciativa da Diretoria de Governança Informacional (DGI), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, em parceria com o Polo Jequitinhonha e a Diretoria de Ação Cultural ( DAC) e tem por objetivo ampliar os espaços de produção, difusão e compartilhamento de dispositivos multimodais dedicados ao imaginário, à memória e às oralidades populares com o propósito de ampliar a memória social brasileira, a partir das histórias de vida e da perspectiva dos cidadãos comuns.

postagem enviada por cláudio bento
Boletim Eletrônico #120

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.