Pular para o conteúdo principal

Evento: Falar - Feira Alternativa de Arte (2012) - Clube de Poetas do Litoral

Os poetas Vieira Vivo e Antonio Araújo ou será Charlie Chaplin?

Fazer poesia no Brasil é uma arte. Não apenas a arte, em si. Mas a arte da persistência. Ser poeta é, além de criar, persistir, não desistir. São raros os casos de poetas que conseguem sobreviver apenas de suas obras. Por isso impressiona o aniversário de 10 anos do Clube de Poetas do Litoral (CPL), comemora com Feira Alternativa de Arte – FALAR. O evento, gratuito, com mais de 40 artistas, da Baixada e outras cidades. Mais de 60 livros  lançados. Apresentações musicais e exposições de artes plásticas e fotografias.

“Um artista, sozinho, que consiga manter por dez anos suas atividades, é um vitorioso. Quando conseguimos reunir dezenas de pessoas, em torno de uma instituição, mantida de forma independente, é necessário comemorar. O Clube de Poetas do Litoral celebra esse aniversário por ter alcançado seu objetivo: reunir gente de diferentes classes sociais, estilos e pensamentos para disseminar a arte”, ressalta Cláudia Brino.


“Acredito que a Feira Alternativa de Arte, além de celebrar com louvor os 10 Anos do Clube de Poetas do Litoral, representa, também, um novo e importante passo na junção de forças dos autores e artistas daqui da Baixada”, destaca Márcio, que relançará dois livros.

Serão lançados ainda três CDs e expostos trabalhos de seis artistas plásticos, três artesãos e seis fotógrafos.
Lançamento
A FALAR marcará o lançamento do livro “Cine Poesia”, resultado de um concurso nacional, no qual os participantes enviaram poemas inspirados em filmes que foram baseados em livros. A obra tem 10 autores, 32 páginas, e capa assinada por Waldemar Lopes. Editada pela Costelas Felinas, será vendida a R$ 10.

A FALAR-  Feira Alternativa de Arte, que aconteceu no dia 19 de maio, aniversário de 10 anos do Clube de Poetas do Litoral - CPL, foi de uma maravilha que não esquecerei mais.
O salão ficou lindo com a presença de amigos, de convidados e de pessoas novas que adorei conhecer... A beleza do momento se estendeu para cada mesa decorada de forma ímpar por seus artistas... ficou show!
Muito obrigada pela participação de cada um no dia do evento e de todos aqueles que ajudaram a divulgar a FALAR, através de blogs, sites, e-mails, jornais, o leve e traz, e por aí vai. Grata a assessoria de imprensa do amigo André Azenha que fez um belo trabalho de divulgação.
Para quem esteve ou passou pelo local sabe o quanto aquele espaço esteve repleto de arte contagiante e energia para lá de boa... Parabéns para todos nós! Fizemos uma festa linda, para um público rotativo de mais de 300 pessoas.
.
Grata a todos que cederam brindes para o sorteio realizado no dia, ao todo foram 82 brindes distribuídos: livros, revistas, CDs, DVDs, mandalas, cursos de arte.Abaixo as fotos evento


Ive Estrela e Twaian Muller - artistas plásticas
Agnes Sofia (que veio de Bauru para ver o evento) e Ludimar Gomes Molina
Madô Martins e Rossidê Rodrigues com seus livros na FALAR
Da esquerda: Cynira Antunes (artesã e poeta), as cepelistas Clara, Edite Capelo e Antonio Araújo de Osasco
Janice Bifulco e Judite Mendonça (artesãs)
Fernandes de Oliveira (Sarau das Ostras - veio de Praia Grande), Mahelen, Benê e Jaíra
André Azenha, jurado do concurso CinePoesia, recebendo a Antologia
Marcéu Moai - apresentação musical Ambientes Sonoros
Da direita: Sidney, Ludimar, Márcia Guedes, Clara, Fernandes e Caroline Feijó
Márcia Guedes de Guarujá
Da direita: Escobar Franelas (São Paulo) Cláudia Brino (organizadora do evento) Batalhafam e Vivo
Antonio de Araújo com Iracema Brino
A família Araújo, eu e os quadros de Roberto Dix
Waldemar Lopes, criador da capa da antologia CinePoesia, recebendo o livro
Wanda Fornazieri - artesã
O artista plástico Roberto Dix - parceria antiga com o CPL
Maria Adairtes Miranda Chagas e o Chaplin...

Lita Moniz (a poeta sentada com blusa roxa), ao lado Rossidê, Deise e mais para frente Sidney e Doralice
mesa da artesã Wanda Fornaziere

Obras de Roberto Dix

Poema de Zé Carlos Batalhafam no varal da FALAR

Mural de fotos do CPL - retroscpectiva de eventos e projetos

Obras de Márcia Okida

Mesa de Marcelo que veio de Itanhaém

Wanda Fornazieri e a cepelista Marly Barduco Palma


Exposição Fotóns-grafia de Fábio Francisco
Clara Sznifer e Fernandes Oliveira
André Azenha
Sentada: Madeleine Alves - fotógrafa
exposição: bonsai de versos (haicais de Paulo R. Rodrigues - fotos: cláudia brino)
Haicaista Mahelen Madureira
Família Araújo
arte de Janice Bifulco
arte de Janice Bifulco
André Azenha e Sidney Sanctus
Roberto Dix
Arte de Ive Estrela
Arte de Roberto Dix
mesa do músico Marcéu Moai



KIT CULT - conheça o VENCEDOR (presente da FALAR)

KIT CULT foi para Recife - Pernambuco
o n.º sorteado para o 1º prêmio da loteria federal do dia 12 de maio foi: 834 e o vencedor é RAFAEL AZEVEDO SIQUEIRA DOS SANTOS - Recife (PE)
O vencedor receberá em casa, sem nenhum custo o KIT CULT contendo:

  • CD Música de Ruiz São Sons (autografado por Estrela Leminski e Téo Ruiz)
  • Um livro de Cláudia Brino e Vieira Vivo
  • Um bloco de anotação
  • Um exemplar da revista lítero-temática Cabeça Ativa - Estrelas
  • Um exemplar da revista Trajes Poéticos n. 01 - lançamento
  • Um exemplar da revista Poesia Adesiva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.