Curso
Livros de Fotografia: Teorias e Práticas da Arte Impressa
Livros de Fotografia: teorias e práticas da arte impressa explora as possibilidades artísticas e narrativas do livro de fotografias. O formato impresso será valorizado por sua materialidade (livro-objeto), mas também por seu revolucionário potencial de ser reproduzido e distribuído. Visitando a(s) história(s) do livro de artista e do fotolivro, vamos debater as técnicas e conceitos envolvendo sua produção, da invenção da fotografia até o atual fenômeno self-publishing, e adquirir ferramentas para publicar por conta própria.
Pré-requisito
• Noções de fotografia • Noções de informática
Equipamento e material necessário
• fita dupla-face
• tecido para espinha de livro
• papel
• osso/dobradeira
• faca de corte
• clipes (tipo garra)
Objetivo
Em aulas divididas em 2 partes – teoria e prática –, vamos propor pensar no livro não só como uma tecnologia de informação ou um receptáculo de ideias, mas como uma obra em si, dotada de cheiro, peso, textura. O aluno irá produzir diferentes tipos de livro ao longo das aulas, que culminará na apresentação e discussão crítica desses trabalhos.
Ementa completa
Aula 1
1. Introdução: apresentações e discussão da ementa: cronograma e proposta para o curso, materiais necessários, bibliografia sugerida, links úteis e trabalhos finais.
• Livro “tofu” (dummy) • Zine
2. Das paredes das cavernas ao Blurb: brevíssima história do livro impresso
1. Antes da História: índices e ideogramas
2. A “invenção do tempo” com o alfabeto e a escrita linear (Flusser); imagem (ícone) x texto (símbolo)
3. Das sociedades orais à tribo global (McLuhan)
4. A Revolução será publicada: a imprensa de Gutenberg
5. Reprodutibilidade e a perda da “aura” (Benjamin)
6. Impressão fotoquímica > Impressão offset > Impressão on demand
3. Tofu (dummy): aprendendo a fazer um livro com folhas A4 e fita dupla-face – aula prática
• próxima aula: trazer folhas em branco, fita dupla-face e estilete; jornais e revistas, tesoura e cola
Aula 2
“Qualquer cretino faz uma boa foto. Tudo nasce na edição das imagens.” - Miguel Rio Branco
1. Livro com fotos x Livro de fotos: narrativas visuais de Robert Frank, Claudia Andujar, Martin Parr, Daido Moryiama, Miguel Rio Branco, Ken Schles, Paul Graham, Paolo Gasparini, Alec Soth
2. Exercício de edição com revistas e jornais
Edição aditiva / subtrativa
• próxima aula: enviar foto para dinâmica de Exquisite Corpse; pensar conceito para livro Tofu
Aula 3
“A fotografia é somente uma ferramenta para realizar a obra, que é o livro” - Ed Ruscha
1. O livro como obra de arte
1. O primeiro livro de fotografia: “O Lápis da Natureza” de William Fox-Talbot
2. Livre d'artiste x Livro de artista – Mallarmé, Broothaers, Duchamp, Dieter Roth, Artur Barios
3. Ed Ruscha e seus 26 postos de gasolina: o livro de fotografia conceitual
2. A enciclopédia, o arquivo: trabalhos de Gerhard Richter, Hans Peter-Feldman, Grupo “Atlas” (Walid Raad), Adam Broomberg & Chanarim, Cristina de Midel, Archive of Moders Conflict, Joachim Schmid, Rosângela Rennó.
3. Exquisite Corpse: dinâmica coletiva de edição (parte 1)
• próxima aula: trazer o livro Tofu em progresso (fotos impressas) para trabalho de edição em aula;
AULA 4
1. Livros de fotografia contemporâneos
1. O “documental conceitual”
2. Série x Sequencia
3. Hibridismos (livro de fotografias / cinema / poesia / literatura): Sebald, Teju Cole, Barbara Kruger, Lorca di Corcia, João Castilho, Safran-Foer...
2. Discutindo o conceito e editando o livro tofu em classe;
• próxima aula: trazer arquivos digitais para trabalho no Adobe InDesign
Aula 5 (sala de computadores)
1. Pequena história do livro de fotografia independente (ZINES!)
1. Vanguarda russa, dada, Fluxus
2. Contracultura pré-internet: submundos da arte impressa
3. Exemplos diversos de zines e fotolivros auto-publicados
2. Self-publish: do click à página (1/2) – aula prática (computadores)
1. InDesign básico
2. Importando arquivos
3. Diagramação no InDesign
• próxima aula: trazer arquivos digitais (zines em progresso) e papel
Aula 6 (sala de computadores)
1. Cheiro de livro
1. O papel do papel (foto impressa x na tela); a dimensão háptica
2. tipos e características de papel
3. técnicas de impressão (laser x jato de tinta x fotocópia x risograph x offset)
2. Self-publish: do click à página (2/2) – aula prática (computadores)
1. Continuação da edição no InDesign
2. Preparação do arquivo digital
3. Impressão em PostScript > PDF
• próxima aula: trazer arquivos impressos (zines em progresso) e osso de dobrar
Aula 7
1. Faça-você-mesmo (DIY)
1. Blurb, Lulu, Asuka: os principais serviços de impressão on-demand
2. Onde no Brasil: papel, impressão, finalização
2. Exquisite Corpse: dinâmica coletiva de edição (parte 2)
3. Espaço para debate crítico sobre os trabalhos em progresso
• próxima aula: trazer todo o material para finalizar os livros tofu e zines: papel, estilete, osso de dobrar, fita, garras e tecido para espinha
Aula 8
1. Mercado de arte impressa
1. Expor, vender, trocar é só começar
2. Quanto vale? - Precificando seu livro
3. As principais feiras, livrarias e editoras independentes no Brasil e no mundo
4. Os editais, prêmios, concursos e festivais
2. Trabalho em classe finalizando livro tofu e zines
1. Atendimento para dúvidas/consultas
2. Discussão crítica individualizada dos trabalhos finais
• próxima aula: trazer ao menos 2 livros feitos com os métodos ensinados: tofu e zine
Aula 9
1. Apresentação dos trabalhos finais & debate crítico coletivo (parte 1)
Aula 10
1. Apresentação dos trabalhos finais & debate crítico coletivo (parte 2)
2. Confraternização com escambo de zines e bolo
Turmas disponíveis
Início:
16/01/2017
Prof. Rony Maltz
http://www.ateliedaimagem.com.br/curso/fotolivros-teorias-e-praticas-da-arte-impressa/
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários