Pular para o conteúdo principal

DIVAGAÇÕES (NEO)ORTOGRÁFICAS Anderson Braga Horta


DIVAGAÇÕES (NEO)ORTOGRÁFICAS

Anderson Braga Horta

A criança, ao tempo em que aprende a falar, assimila as estruturas da língua, isto é, depreende as leis internas que a regem. Não é questão de memória meramente estática e sim do que poderíamos chamar de memória dinâmica. Não é um processo de simples repetição, mas um processo de compreensão. Assim, é comum ouvir-lhe, por exemplo, um “eu fazi”, no que se revela coerente. Para “corrigi-la”, tem-se de convencê-la a usar a forma “fiz”, que se lhe afigura absurda; ou –talvez mais adequado– de aguardar com paciência que ela mesma deduza o desvio corrente. Noutras palavras: assimiladas as leis, ela as aplica de modo automático, de acordo com o padrão –eminentemente lógico– que se formou em sua mente. O que é coerente, o que é lógico, ela o aprende, ela o compreende, de um modo que podemos dizer natural; o que foge ao padrão, o que foge à lógica lingüística, no caso, não se entende, memoriza-se.
Essas incoerências lingüísticas constituem herança irrecusável. Formaram-se lentamente, através dos séculos, e não há como impor-lhes retificação. Temos de conviver com elas. O campo da ortografia é talvez o único em que podemos razoavelmente moldar o fenômeno lingüístico, e exatamente porque não lhe é nuclear, exatamente porque é, de certo modo, exterior a ele.
Noutra ordem de idéias, lembremos que uma das dificuldades da língua é a generalização, que, todavia, é um de seus fundamentos. Sem generalização não teríamos língua. A ortografia procura às vezes ser específica, como no caso do emprego do hífen em “pé-de-moleque” (Acordo de 43) e “copo-de-leite”, para indicar que as expressões têm, na hipótese, o sentido de coisas individuadas, e não o sentido normal da combinação dos respectivos vocábulos.

Vejamos como age o legislador de 90 em relação a essas duas questões.
Relativamente à generalização o Acordo de 1990 procura dar-lhe algum antídoto tópico em normas para a grafia de palavras compostas do tipo exemplificado. Comete dois pecados ao fazê-lo. Primeiro, por excesso de especialização, distinguindo com os hifens apenas as expressões relativas ao âmbito da fauna e da flora. Deste modo, “copo-de-leite” e “coco-da-baía” (plantas) grafam-se com hífen, mas “pé de moleque” (doce) não. Excesso de especialização, insista-se, pois não se lhe alcança a razão essencial, ou prática, ou o que quer que seja, tornando-se a novidade em mais um complicador de uma coisa já de si complicada: o emprego do hífen. Com isso, ademais, introduz uma exceção inútil a uma regra de relativamente fácil entendimento. A propósito (ou sem propósito) o Vocabulário nos manda grafar “copo-d’água” (pequena reunião festiva) com hífen, numa exceção não prevista. Mas tanto nele quanto em novas edições de dicionários vamos encontrar, lado a lado, os compostos “pé de galinha” (rugas) e “pé-de-galinha” (planta). Se isso é simplificar, não sei mais o que seria complicar. Não seria estranho se um professor de português para estrangeiros bolasse um texto mais ou menos assim, para facilitar (?) o desemaranhamento: “As moças usavam creme de pé-de-galinha para alisar pé de galinha e tomavam sopa de pé de galinha para manter a forma.” O menino em mim reclama, neste particular, uma norma única, não se arrepiando com o número de hifens, três ou quatro que sejam. Aliás, o acordo também não se arrepia, visto que grafa melão-de-são-caetano.
Como fica a função distintiva do hífen em palavras que tais? Antes, era uma distinção significativa entre a expressão constituída por uma palavra nuclear (copo, no caso) mais um séquito modificativo e o vocábulo composto de “unidade sintagmática e semântica”, para usar a expressão do Acordo. Era lógico. Agora, a distinção opera apenas para “palavras compostas que designam espécies botânicas e zoológicas, estejam ou não ligadas por preposição ou qualquer outro elemento”. Parece que ao normatizador repugnou misturar na mesma bacia pé de moleque e copo-de-leite... (A propósito, acho equivocada a inclusão de “ao deus-dará” e “à queima-roupa” entre as exceções à regra. São categorias diversas, não?)
Outras regras do hífen têm fundamento igualmente frágil. Sob 1943 escrevíamos antiimperialista sem vacilar. Hoje se arbitra que o tracinho deve ser usado, para separar as vogais idênticas. Mas o encontro de vogais idênticas continua normal na língua escrita (nem poderia deixar de sê-lo) em palavras como voo, leem, graal. Novamente se complica o que supostamente se tentara simplificar. (Supostamente, digo, porque havia a contradição de infra-assinado e quejandos.)
Na “Nota Explicativa do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa” (Anexo II), item 5.3, b, aduz-se como argumento para a manutenção do acento gráfico nas proparoxítonas “a eventual influência da língua escrita sobre a língua oral, com a possibilidade de, sem acentos gráficos, se intensificar a tendência para a paroxitonia, ou seja, deslocação do acento tónico da antepenúltima para a penúltima sílaba, lugar mais frequente de colocação do acento tônico em português” (assim mesmo, com e ). Fenômeno que tal, mutatis mutandis, terá ocorrido com o dissílabo “ônix”, que em certa época se pronunciou oxítono, como no alexandrino de Bilac “De ouro, púrpura, onix, sedas e especiarias” (As Viagens, “II – Os Fenícios”). O mesmo argumento deveria servir para manter-se o acento distintivo nos ditongos abertos éi e ói. O critério da indiferenciação privilegia uma das oposições ortoépicas observáveis em palavras como leia e Léia, veio e véio (forma popular de velho), aboio e abóio, em desarmonia com o adotado para as palavras oxítonas com esses ditongos; e assim temos geleia e réis, heroico e herói, o que me parece um contra-senso. Também neste caso mudamos para pior.
Contrastando com a violência dessa norma, vemos a lenidade da Base IX, item 4.º, que faculta acentuar formas verbais como amámos e louvámos, do pretérito, para as distinguir das correspondentes do presente do indicativo.
Nesse capítulo da acentuação gráfica, há problemas de difícil solução, como certos casos de vogais tônicas i e u em oxítonas e paroxítonas. As contidas na Base X não me parecem muito felizes, mas isso parece refletir tão-só (com hífen, por favor!) a complexidade da questão. Por outro lado, indiscutível acerto é a prescindência (Base IX, 7.º) do circunflexo em vocábulos como leem e voo, já inexistente em Portugal. A justificativa do uso do sinal (“por clareza gráfica” – Instruções para a Organização do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguêsa – 1943, item XII, regra 7.ª, observação 3.ª, mais a regra 10.ª) chegava a ser pitoresca. Se quiséssemos extremos de clareza gráfica não teríamos cortado drasticamente os diferenciais, ou talvez fôssemos tentados a acentuar graficamente todos os ditongos de base ê e ô; ou, ao contrário, todos os de base é ou ó. (Solução radical seria acentuar graficamente todos os ee e oo tônicos, ainda quando base de ditongo.)
Chegou a vez do trema, simplesmente abolido nas palavras portuguesas. Não quero repetir coisas que tenho dito a respeito, vou-me limitar a dois pontos. Sua supressão, segundo a Nota Explicativa, é para “eliminar mais um fator que perturba a unificação da ortografia portuguesa”. Ora, à unificação interessaria tanto a exclusão quanto a mantença... Há quem diga que o emprego do trema é difícil. Sê-lo-á mais que o do hífen? Será mais difícil que a concordância? O acento gráfico nas proparoxítonas nem sempre foi regra em nossa língua? Não fazia falta? Alguma há de ter feito; ao menos uma que outra palavra teve a acentuação modificada pela falta do sinal. E o novo Acordo o manteve. (Ah! o trema vai fazer falta!)
A verdade é que poderíamos eliminar a acentuação gráfica (e o hífen) sem que por isso a leitura do português se tornasse impossível. O italiano praticamente o faz. Não o fizemos, o que demonstra que não queremos a simplificação pura e simples. Mudando o foco: outras línguas usam o trema, e ninguém deixa de estudá-las por isso. No alemão e no francês tem funções diversas, mas no espanhol tem-nas como no português (ambigüedad, por exemplo). Só pra insinuar que a justificativa das mudanças tem escassa aceitabilidade...
Para terminar: penso que deveríamos manter o diferencial em homógrafos como fora/fôra, para/pára, sede/sêde. Sem eles, muita vez, a leitura perde fluência.
Por essas e outras, passarei a seguir apenas parcialmente o novo edito.

Brasília, janeiro de 2016


postagem enviada por Anderson Braga Horta
do livro DO QUE É FEITO O POETA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.