Mostra sobre cinema, sexualidade e política está em cartaz no Rio de Janeiro

enviado por Cláudio Bento

  Mostra sobre cinema, sexualidade e política está em cartaz no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Está em cartaz até o dia 21 de junho a mostra New Queer Cinema – Cinema, Sexualidade e Política, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. O objetivo é promover um debate sobre sexualidade sem tabus. Ao todos, estão disponíveis 27 filmes, sendo 14 longas-metragens, quatro médias e nove curtas, produzidos nos Estados Unidos, no Canadá, Reino Unido e também no Brasil, que compõe o evento com seis títulos no total.
Entre o final da década de 1980 e o início dos anos 1990, a AIDS ganhou grandes proporções e os governos ainda não tinham um preparo para lidar com a doença. Nessa época, foram produzidos em diferentes países vários filmes que abordam a homossexualidade de maneira ousada e política. Elas contrariavam a visão mais reservada das produções de Hollywood e da TV. Esses filmes falavam de uma maneira nova sobre a sexualidade e valorizada enredos sobre personagens gays, lésbicas, bissexuais e
transgêneros (LGBT). A expressão new queer cinema foi usada pela primeira vez pela revista britânica Sight and Sound.
Além dos os filmes, a programação ainda conta com debates sobre a temática.  Os ingressos custam R$ 2,00 (inteira). A Caixa Cultural fica na Avenida Almirante Barroso, 25, no centro da cidade. A mostra já esteve em São Paulo e depois do Rio será levada para Fortaleza, Salvador e Curitiba. Para outras informações, acesse aqui.
Caixa Cultural Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3980.3815

Comentários