Pular para o conteúdo principal

A história do anarquismo argentino em “Tangos Libertários”

 Enviado por Derlone Pereira


O Quinteto Negro La Boca, agrupação musical e coletivo cultural que impulsiona uma escola e vários festivais de tango, assim como a edição de seus próprios discos e DVD, acaba de lançar seu terceiro trabalho discográfico, Tangos Libertários.

Tangos Libertários é uma obra conceitual de onze temas originais (a maioria compostos pelo escritor e historiador Osvaldo Bayer e o bandoneonista e diretor do quinteto, Pablo Bernaba) que revisam nomes próprios, lugares e acontecimentos que definem as ideias e as ações que o anarquismo desenvolveu na Argentina.

Tangos Libertários nasceu a partir de uma milonga em homenagem ao militante anarquista Severino Di Giovanni, com música dos citados Bernaba e Bayer. O projeto cresceu e se transformou neste álbum de onze canções e um texto introdutório, que explora o anarquismo na Argentina, o alvorecer do movimento operário nacional e suas figuras mais proeminentes.


Nessa diversidade que sobrevoa o discurso conceitual e quase operístico da obra, se destacam as passagens Las putas de San Julián, Severino e Mano abierta.

A proposta estética soma ao desenhista Rep como responsável da arte de capa e de um mapa do bairro denominado Huida de Severino, que segue as andanças do anarquista expropriador Severino Di Giovanni.

O Quinteto Negro La Boca está integrado por Pablo Bernaba (direção e primeiro bandoneón); Oscar Yemha (segundo bandoneón); Santiago Cursach (guitarra); Oscar Pittana (contrabaixo) e Mariano Barreiro (piano).

Participam em Tangos Libertários: Osvaldo Bayer, Murga Falta e Resto, Rubén Lobo Malena D’Alessio (ex Actitud María Marta), Pablo Agri, Agustín Guerrero, Limón García, Victoria Di Raimondo, Natalí Di Vincenzo, Lucas Furno, Dema, Orquesta Típica Pedro Laurenz, Tangópolis, Andrés Vázquez, Cholo Castelo, Rodrigo Perelsztein, Hernán Fernández, Federico Arceno e Lucas Pereira, entre outros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares.

*********

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.              

VII Seletiva Nacional de Poesia – 2017 Para a edição do livro VII COLETÂNEA SÉCULO XXI

VII Seletiva Nacional de Poesia – 2017 Para a edição do livro VII COLETÂNEA SÉCULO XXI - que trará uma Homenagem ao poeta e professor Pedro Lyra – 
(será o 41º livro editado pela PoeArt Editora- DESDE 2006 COM VOCÊ!) (Prazo: ATÉ 30 de abril de 2017)
(somente pela INTERNET)


   A PoeArt Editora de Volta Redonda RJ, institui o livro VII Coletânea Século XXI  (depois das bem sucedidas Antologias Poéticas de Diversos Autores, Vozes de Aço da I a XVIII, depois do sucesso da I a VI Coletânea Século XXI, do livro Cardápio Poético, 1ª e 2ª edição, I a III Coletânea Viagem pela Escrita. Dentre os já homenageados por suas contribuições literário-culturais em nossos livros, estão: Adahir Gonçalves Barbosa, Alan Carlos Rocha, Álvaro Alves de Faria, Astrid Cabral, Clevane Pessoa, Flávia Savary, Flora Figueiredo, Gilberto Mendonça Teles, Maria Braga Horta (in memoriam), Maria José Bulhões Maldonado, Mauro Mota, Olga Savary, Oscar Niemeyer, Pedro Albeirice da Rocha e Pedro Viana.


SEM TAXA DE INSCRIÇÃO: (AT…

SAFRA VELHA DE CLÁUDIA BRINO recebe indicação do International Poetry News

É com alegria e surpresa que acabo de receber de Giovani Campisi a notícia de que o livro Safra Velha de Cláudia Brino (Costelas Felinas) é um dos livros indicados para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura 2018.

Indicado pelo jornal International Poetry News entre 25 títulos de autores internacionais encaminhados ao Comitê Organizador do Prêmio Nobel de Literatura - 2018
A indicação foi feita pela Direzione Editoriale / Edizioni Universum

clique na imagem e veja a IPN  INDICAÇÃO NO - INTERNATIONAL POETRY NEWS


Este livro não é vendido em livrarias e se movimenta à margem da grande mídia. Adquirindo a versão impressa você receberá dedicatória especial tendo o seu nome impresso no livro.