Pular para o conteúdo principal

COLEÇÃO PRATO DE SOPA - antologia escrita por moradores de rua

A coleção foi toda escrita por moradores de rua, que aprenderam a técnica da poesia Haicai, através do projeto Lendo, Refletindo e Reproduzindo de Mahelen Madureira.

Os encontros ocorriam na Associação Prato de Sopa Monsenhor Moreira em Santos. 
Ao todo foram 07 títulos, sendo que CANÇÃO DO ANDARILHO ganhou o PRÊMIO BUNKIO DE LITERATURA 2014 - as ilustrações das capas também foram desenhadas por moradores de rua, salvo a capa verde com mãos dadas que foi criada por Iracema Ananias..

Os livros tiverem prefácio de Teruko Oda, Regina Alonso, Sonia Adarias

PREFÁCIO DO LIVRO OÁSIS
Para o viajante no deserto a grande benção é o oásis. A vida é dura contra areia e calor, mas se mantém porque o oásis a retempera. Retempera, mas não a detém junto a si, porque por vocação será sempre passagem em rota de viajante. E este sabe, ou não sabe, aonde quer chegar, mas com certeza no oásis não pode morar.

Milagre vindo da água que assoma à superfície e forma pequena lagoa, o oásis tem pouco espaço, tem poucos recursos, pode albergar a poucos que obrigatoriamente têm que vir e ir, em ciclo contínuo.

Estranho destino ser tão essencial em tão curta estadia. Ser vital por momentos. Mas não quaisquer momentos. Nos momentos do cansaço extremo e do refazimento, ao oásis o viajante entrega o fardo desse cansaço e aguarda novas forças para deixá-lo e retomar viagem. Precisa colher coragem para seguir sua rota de areia e calor. 

Ao matar a sede, o viajante pode olhar em redor. Ao satisfazer o básico, pode despertar para o belo, pode abrir-se para a colheita inesperada. A colheita do sensível que preenche a Alma. Sem sede e à sombra, o viajante volta-se para si mesmo e percebe-se como pessoa. Dono de pensamentos que retornam, de um coração que pode amar, busca no instinto e nas estrelas uma nova rota e seu destino.

O oásis não se preocupa com os medos daquele que por ele passa, e com palavras de silêncio lhe murmura: coragem, para chegar a seu destino, ninguém pode furtar-se do caminho. Por isso não pare, nem no espaço e nem no tempo. Muito menos no tempo remoendo o que passou, imobilizado entre minutos que não deixa seguir adiante. Viajante, liberte-se do destino de viver um tempo que já não conta e sofrer dores pelo que não deixa cicatrizar.

O oásis sabe que tudo é passageiro, os viajantes, os frutos e até mesmo a água de sua lagoa que se entrega sem parar ao vento e precisa ser reposta pelo coração da Terra.

E nessa incessante mutabilidade, só duas coisas permanecem: a presença acolhedora do oásis e a gratidão de cada viajante.   

Deus abençoe o Prato de Sopa por ser um oásis...
Deus abençoe a cada morador de rua
em sua viagem...
Deus abençoe os autores pela colheita inesperada de seus haicais...

prefácio do livro OÁSIS escrito por Roberto da Graça Lopes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONCURSO CARDÁPIO POÉTICO - MÊS DE ABRIL - INSCRIÇÃO ABERTA

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE ABRIL/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - MARÇO

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE FEVEREIRO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - mês MAIO - Inscrição Aberta

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE MAIO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). INSCRIÇÃO ENCERRADA -   CONFIRA O RESULTADO   clique