Pular para o conteúdo principal

O EXÓTICO VIRA LATAS CONVERSANDO COM A CHUVA - Iracema M. Régis

O ESTADO DO CEARÁ
GANHA UMA NOVA E GRANDE CRONISTA
                                               
Iracema M. Régis, cearense, nascida em Limoeiro do Norte, CE, com quarenta anos de trajetória literária e 24 títulos publicados, em vários gêneros, tais como poesia, literatura de cordel, conto, literatura infantil, ensaios, biografia, diário (e no momento trazendo a lume um livro de crônicas), seja talvez a escritora de maior bagagem literária na região do grande ABC paulista, onde reside e atua. Surgiu nos anos oitenta do século passado, com um livrinho tímido, de título insignificante – simplesmente Poesia Edições mariposa/1983) e capa ousadíssima para a época, entretanto, já recomendada pelo romancista Antonio Possidonio Sampaio (um dos escritores mais antigos e renomados da região), que no seu pequeno prefácio não disse ser a Iracema M. Régis uma grande poeta, mas estimulou-a a prosseguir, alertando o leitor para o seguinte: “(...) participou de concursos, obtendo a primeira classificação no II Concurso de Poesias de Cubatão, 1980, com a poesia Título não importa e com o poema Meu canto primeiro recebeu o prêmio de melhor intérprete, no III Concurso de Poesias de Cubatão, 1981. Como se vê, antes de estrear em livro, Iracema submeteu-se a julgamento público, que lhe reconheceu mérito, fato suficiente para justificar esta edição”. O incentivo obteve resultado positivo, tanto que a nossa Iracema M. Régis continua a escrever, falar seus poemas em público e editá-los à mão-cheia. Não é à toa que hoje possui 24 títulos publicados.
Vale acrescentar que dos 24 títulos publicados, cinco foram contemplados pelo FAC - Fundo de Assistência à Cultura, de Mauá e que a escritora é uma espécie de documentarista da literatura produzida aqui na região do grande ABC paulista. Além de ser autora do fazer literário em Mauá (presente nesta coletânea), Iracema, através dos seus livros Argamassa e mais 14 poemas sobre Mauá, 2005; Babilônia de Papel (e outros artigos sobre obras e escritores de Mauá e da região do ABC paulista, 2006;Vida e Obra de Aristides Theodoro (um perfil quase completo), 2008 e Esta valsa é nossa (prefácios, posfácios e orelhas), 2012 – Edições Costelas Felinas; trata do registro literário da região, visto que todos estes compêndios enfeixam artigos seus e de outros escritores daqui, com o olhar voltado ao ”País do ABC paulista!, como costumo dizer, devido à sua grandeza geográfica e produção de uma excelente literatura.                                                  
Iracema, agora com este – O exótico vira latas, Conversando com a chuva (e outras crônicas), o primeiro livro de sua autoria, no gênero, nos leva a pensar que o Estado do Ceará, a exemplo da consagrada Rachel de Queiroz, acaba de ganhar uma nova e grande cronista, dissertando sobre vários temas, dando ênfase às letras e correlatos; às viagens à sua terra natal (Limoeiro do Norte-CE), focalizando sua gente, costumes, comidas, bebidas, falares, as paisagens exuberantes, etc; e mais uma vez a cronista deita no papel registros da Cidade da porcelana e do ABC por meio de várias crônicas, entre elas Toca Filosófica, Escritores de São Caetano do Sul, Alguns passos do fazer literário em Mauá e provincianismo.
O livro de Iracema M. Régis, uma vez aberto e lido o primeiro parágrafo, jamais será abandonado antes do final – um livro envolvente, que leva o leitor a participar de cada tema abordado, como se a estória estivesse se passando com ele próprio. Chego a profetizar que O exótico vira latas, Conversando com a chuva (e outras crônicas) é sem dúvida alguma um dos seus melhores trabalhos, ao lado de Conversa de Botequim (contos), o qual foi muito bem acolhido por um dos maiores críticos literários da atualidade, o poeta cearense, Dimas Macedo, segundo estas palavras: (...) “Você, ao seu jeito, revelou a sua grande vocação para a Literatura. O conto se fez grande, musical e soberano. Trata-se do seu encontro com a Literatura”.
Iracema M. Régis, queiram ou não, é a maior autoridade, quando se fala em movimentos literários na região do ABC, pois já publicou vários livros semelhantes a este, abordando o mesmo tema. 

adquira o livro diretamente com o(a) autor(a) iracemamendes2011@bol.com.br 
Ed. Costelas Felinas - livros e revistas artesanais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONCURSO CARDÁPIO POÉTICO - MÊS DE ABRIL - INSCRIÇÃO ABERTA

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE ABRIL/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - MARÇO

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE FEVEREIRO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). PREMIAÇÃO:  No fim do ano de 2014, já com todos os poetas participantes selecionados, a ed. Costelas Felinas editará a  ANTOLOGIA CARDÁPIO POÉTICO  e cada poeta selecionado receberá sem custo nenhum 05 exemplares da antologia.

Concurso Cardápio Poético - mês MAIO - Inscrição Aberta

A Ed. Costelas Felinas e o Clube de Poetas do Litoral em parceria realizam o concurso Cardápio Poético. O concurso é aberto a todos os interessados do Brasil ou do exterior (desde que escritos em língua portuguesa). NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO -  INSCREVA SEU POEMA PARA O MÊS DE MAIO/2014 maiores informações:  cacbvv@gmail.com COMO FUNCIONA:   O concurso inicia em    novembro    de 2013 e termina em novembro de 2014 - SELEÇÃO:  Serão escolhidos 02 poemas por mês - O poeta selecionado poderá participar quantas vezes quiser durante o ano. Ao todo serão selecionados 24 poemas (02 por mês) - o júri será composto pelos integrantes do Clube de Poetas do Litoral (CPL). INSCRIÇÃO ENCERRADA -   CONFIRA O RESULTADO   clique