Pular para o conteúdo principal

CANTOS E ENCANTOS - Francisco Gonçalves

UM SENTIMENTO DE PAZ E FASCINAÇÃO
    O livro Cantos e Encantos fala por si mesmo. A forma de suas construções poéticas, muitas vezes firmadas nas rimas e composições de sextilhas e sonetos, lembra muito a estética romântica predominante no Século XVIII no Brasil, cujos representantes podemos citar Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Castro Alves, dentre outros.
    Por outro lado a escrita do poeta Francisco Gonçalves nos remete a uma viagem no tempo e na geografia regional. Através de seus poemas o leitor se transporta às paragens do campo e cultiva o solo do sertão com toda a sua riqueza cultural.
    É notório que as palavras afetivas de Gonçalves não estão vestidas de artifícios e nem as experiências simbólicas extrapolam a linguagem sensorial que apresenta, porque a poesia que faz vem de dentro mesmo e tem raízes significativas no cotidiano social.
    Além disso, o toque especial de sua inspiração se aguça e se anuncia pela simplicidade com que descreve o mundo a partir de pequenas imagens da natureza, como a “luz dos pirilampos”, os “alagadiços da fonte”, a “casa da roça” e outros enunciados típicos do “homem da terra” que é homenageado pelo poeta.
    Quando diz “nas pedras do caminho tropecei, mas não caí”, Gonçalves encanta o leitor, por traduzir sentimentos que vibram entre o amor e a dor. É extraordinário como as suas expressões conotativas tem o quê de uma “saudade que dói, mas não mata; saudade desenhada nos galhos tortos do umbuzeiro”.
    Portanto, ao ler o livro em destaque é interessante observar os detalhes e pormenores que cada verso oferece. Um verso simples, entretanto ecoa intenso, como “o carro de boi e sua canção sentimental – foi... foi...”. A poesia de Francisco Gonçalves anima esse encanto, e tal “o canto da juriti”, desperta no leitor um sentimento de paz e fascinação. prefácio Ney Clayton Melo Araújo

LANÇAMENTO ABRIL 2017
Costelas Felinas - livros e revistas artesanais

adquira diretamente com o autor e receba o livro autografado franciscorg2010@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.