Pular para o conteúdo principal

CANTOS E ENCANTOS - Francisco Gonçalves

UM SENTIMENTO DE PAZ E FASCINAÇÃO
    O livro Cantos e Encantos fala por si mesmo. A forma de suas construções poéticas, muitas vezes firmadas nas rimas e composições de sextilhas e sonetos, lembra muito a estética romântica predominante no Século XVIII no Brasil, cujos representantes podemos citar Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Castro Alves, dentre outros.
    Por outro lado a escrita do poeta Francisco Gonçalves nos remete a uma viagem no tempo e na geografia regional. Através de seus poemas o leitor se transporta às paragens do campo e cultiva o solo do sertão com toda a sua riqueza cultural.
    É notório que as palavras afetivas de Gonçalves não estão vestidas de artifícios e nem as experiências simbólicas extrapolam a linguagem sensorial que apresenta, porque a poesia que faz vem de dentro mesmo e tem raízes significativas no cotidiano social.
    Além disso, o toque especial de sua inspiração se aguça e se anuncia pela simplicidade com que descreve o mundo a partir de pequenas imagens da natureza, como a “luz dos pirilampos”, os “alagadiços da fonte”, a “casa da roça” e outros enunciados típicos do “homem da terra” que é homenageado pelo poeta.
    Quando diz “nas pedras do caminho tropecei, mas não caí”, Gonçalves encanta o leitor, por traduzir sentimentos que vibram entre o amor e a dor. É extraordinário como as suas expressões conotativas tem o quê de uma “saudade que dói, mas não mata; saudade desenhada nos galhos tortos do umbuzeiro”.
    Portanto, ao ler o livro em destaque é interessante observar os detalhes e pormenores que cada verso oferece. Um verso simples, entretanto ecoa intenso, como “o carro de boi e sua canção sentimental – foi... foi...”. A poesia de Francisco Gonçalves anima esse encanto, e tal “o canto da juriti”, desperta no leitor um sentimento de paz e fascinação. prefácio Ney Clayton Melo Araújo

LANÇAMENTO ABRIL 2017
Costelas Felinas - livros e revistas artesanais

adquira diretamente com o autor e receba o livro autografado franciscorg2010@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares.

*********

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.              

VII Seletiva Nacional de Poesia – 2017 Para a edição do livro VII COLETÂNEA SÉCULO XXI

VII Seletiva Nacional de Poesia – 2017 Para a edição do livro VII COLETÂNEA SÉCULO XXI - que trará uma Homenagem ao poeta e professor Pedro Lyra – 
(será o 41º livro editado pela PoeArt Editora- DESDE 2006 COM VOCÊ!) (Prazo: ATÉ 30 de abril de 2017)
(somente pela INTERNET)


   A PoeArt Editora de Volta Redonda RJ, institui o livro VII Coletânea Século XXI  (depois das bem sucedidas Antologias Poéticas de Diversos Autores, Vozes de Aço da I a XVIII, depois do sucesso da I a VI Coletânea Século XXI, do livro Cardápio Poético, 1ª e 2ª edição, I a III Coletânea Viagem pela Escrita. Dentre os já homenageados por suas contribuições literário-culturais em nossos livros, estão: Adahir Gonçalves Barbosa, Alan Carlos Rocha, Álvaro Alves de Faria, Astrid Cabral, Clevane Pessoa, Flávia Savary, Flora Figueiredo, Gilberto Mendonça Teles, Maria Braga Horta (in memoriam), Maria José Bulhões Maldonado, Mauro Mota, Olga Savary, Oscar Niemeyer, Pedro Albeirice da Rocha e Pedro Viana.


SEM TAXA DE INSCRIÇÃO: (AT…

SAFRA VELHA DE CLÁUDIA BRINO recebe indicação do International Poetry News

É com alegria e surpresa que acabo de receber de Giovani Campisi a notícia de que o livro Safra Velha de Cláudia Brino (Costelas Felinas) é um dos livros indicados para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura 2018.

Indicado pelo jornal International Poetry News entre 25 títulos de autores internacionais encaminhados ao Comitê Organizador do Prêmio Nobel de Literatura - 2018
A indicação foi feita pela Direzione Editoriale / Edizioni Universum

clique na imagem e veja a IPN  INDICAÇÃO NO - INTERNATIONAL POETRY NEWS


Este livro não é vendido em livrarias e se movimenta à margem da grande mídia. Adquirindo a versão impressa você receberá dedicatória especial tendo o seu nome impresso no livro.