CANTOS E ENCANTOS - Francisco Gonçalves

UM SENTIMENTO DE PAZ E FASCINAÇÃO
    O livro Cantos e Encantos fala por si mesmo. A forma de suas construções poéticas, muitas vezes firmadas nas rimas e composições de sextilhas e sonetos, lembra muito a estética romântica predominante no Século XVIII no Brasil, cujos representantes podemos citar Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Castro Alves, dentre outros.
    Por outro lado a escrita do poeta Francisco Gonçalves nos remete a uma viagem no tempo e na geografia regional. Através de seus poemas o leitor se transporta às paragens do campo e cultiva o solo do sertão com toda a sua riqueza cultural.
    É notório que as palavras afetivas de Gonçalves não estão vestidas de artifícios e nem as experiências simbólicas extrapolam a linguagem sensorial que apresenta, porque a poesia que faz vem de dentro mesmo e tem raízes significativas no cotidiano social.
    Além disso, o toque especial de sua inspiração se aguça e se anuncia pela simplicidade com que descreve o mundo a partir de pequenas imagens da natureza, como a “luz dos pirilampos”, os “alagadiços da fonte”, a “casa da roça” e outros enunciados típicos do “homem da terra” que é homenageado pelo poeta.
    Quando diz “nas pedras do caminho tropecei, mas não caí”, Gonçalves encanta o leitor, por traduzir sentimentos que vibram entre o amor e a dor. É extraordinário como as suas expressões conotativas tem o quê de uma “saudade que dói, mas não mata; saudade desenhada nos galhos tortos do umbuzeiro”.
    Portanto, ao ler o livro em destaque é interessante observar os detalhes e pormenores que cada verso oferece. Um verso simples, entretanto ecoa intenso, como “o carro de boi e sua canção sentimental – foi... foi...”. A poesia de Francisco Gonçalves anima esse encanto, e tal “o canto da juriti”, desperta no leitor um sentimento de paz e fascinação. prefácio Ney Clayton Melo Araújo

LANÇAMENTO ABRIL 2017
Costelas Felinas - livros e revistas artesanais

adquira diretamente com o autor e receba o livro autografado franciscorg2010@hotmail.com

Comentários