Pular para o conteúdo principal

IPÊ-AMARELO - João Tolói

Sempre que se é convidado para escrever sobre o trabalho de outra pessoa, tem-se em mãos um desafio, pois diante de um universo de outras opiniões, temos que expor a nossa, de forma objetiva, coerente e sincera.
Este convite, que muito me alegrou, aconteceu durante o breve tempo de almoço, na maioria das vezes descontraído, que acontece na escola em que trabalhamos. Somente ao chegar em casa, me dei conta da responsabilidade.
Convivo com João Toloi, o autor deste livro, a cerca de 13 anos e o considero uma das pessoas mais íntegras e comprometidas com a educação que conheço.
Carismático, grande leitor e escritor, “Prof. João”, como é chamado carinhosamente por seus alunos, desenvolve através da poesia Haicai, há alguns anos, um trabalho primoroso, voltado à sensibilização e às competências escritoras e leitoras. Seus Haicais seguem a estrutura tradicional, difundida no Brasil por Massuda Goga e o Grêmio de Haicai Ipê, formado por três versos, um número limitado de sílabas e utilização de um kigo (palavra ou expressão que remete às estações do ano).
Lembro-me quando ele começou a divulgar a poesia haicai na escola, mal nos dávamos conta de que aquela pequena forma poética, continha tanta informação e falava de tantas coisas. Como o próprio João Toloi me escreveu numa dedicatória “O Haicai é um jeito de estar e sentir o mundo” e termina dizendo “obrigado por me ensinar a escrever Haicais”. Quanta modéstia e gentileza!
O conjunto de poesias escrito por João Toloi nos leva aos caminhos por ele percorridos e nos remete às suas vivências, percepções, lembranças de sua infância e dos bons momentos vividos junto à natureza, na cidade de Brodowski, interior de São Paulo e em outros lugares :

Casa da infância                                Ainda sussurra o vento         
Nas mangueiras em flor

Desvio o caminho
Para além da minha rua –
Quaresmeira em flor
São momentos capturados apenas por um olhar atento. Destaco também a notável sensi-bilidade e habilidade do autor em exprimir com palavras o que se sente:

Luar na janela
Do que ir escrever
Nada mais importa

Eu só poderia finalizar dizendo a João Toloi, obrigada por nos mostrar o mundo, nos ensinando a apreciar desde os mais intensos fenômenos da natureza aos mais sutis e também, por nos falar sobre as flores e as árvores e nos fazer perceber o canto dos pássaros, apesar de vivermos numa cidade tão conturbada. Obrigada pela sua incansável paciência e dedicação. Obrigada por nos ajudar a sermos pessoas melhores.  -  prefácio de Deise Felix Constant

Costelas Felinas - livros e revistas artesanais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.