Pular para o conteúdo principal

DESTROÇADA REPÚBLICA (E ESCOLA) - Emanuel Medeiros Vieira

 O MEU POVO ESTÁ SENDO DESTRUÍDO  POR QUE LHE FALTA CONHECIMENTO
                                 (Profeta Oseias* 4:6)

Talvez esteja sendo injusto (em relação à epígrafe)com um povo sofrido – que pega vis conduções de madrugada, que é assaltado de todas as formas, amesquinhado e ludibriado desde os inícios de nossa perversa colonização – excludente, voraz e iníqua.
Eu queria, com a epígrafe, reforçar o lugar-comum sempre necessário: SÓ A EDUCAÇÃO PODERÁ NOS LIBERTAR. COMO A VERDADE.
Ou sempre seremos surripiados, ludibriados e roubados por uma raça ou quadrilha de gente cruel e ordinária instalada nos chamados três poderes – abutres dos nossos sonhos.
No fundo, como em certos rincões da China (onde também existe muita corrupção, e é uma ditadura com trabalho escravo), a gente talvez desejasse que essa gente fosse executada em praça pública, com as balas sendo pagas pelas famílias dos corruptos.
É claro que é um desabafo, mas uma prisão perpétua, com todos os direitos dados à defesa, não seria ruim... Uma limpa, uma purificação, uma catarse.
“Esqueçam o que escrevi, como disse o Patriarca da Dependência (FHC)?

A “República da Odebrechet” revela que o fedor passou do insuportável.
Basta de consensos, conchavos, acertos imorais, articulações na boca da noite, e de impunidade.
Quais os partidos que escapam desta impressionante rapina aos cofres públicos? Falo das agremiações ideológicas. Que eu me lembre. Só o PSOLO e o PSTU (sem representação parlamentar).
Como não amo partidos fascistas  e stalinistas, deixei de citar um, eu sei.
Recordo-me, vendo tanto roubalheira, tanto descaso com o bem público, das minhas viagens ao sertão nordestino- não só da seca, mas de tanto sofrimento e desigualdade..
É de estarrecer a insensibilidade de nossa classe política. Ingênua a minha indignação? Talvez..
Lembro-me de Darcy Ribeiro, profeta da esperança, conclamando por uma Escola decente.
E evoco também o baiano Anísio Teixeira, assassinado pela ditadura (conforme investigação de João Augusto de Lima Rocha, doutor aposentado da UFBA – Universidade Federal da Bahia) – que deu fundamento à luta pela escola pública no Brasil, com base no princípio de que é a escola pública universal e gratuita, a cargo do Estado,” que produz a democracia, e não o contrário”, como observou o professor citado.
Os brasileiros democratas só esperam a descoberta dos autores do assassinato daquele que, talvez, foi o maior educador brasileiro de todos os tempos.

Não se enganem: os arranjos já estando preparados, com parlamentares, gente do Executivo e membros do Supremo– um deles já disse que caixa dois não é assim tão grave – como se não fosse corrupção.
Meu (saudoso) pai diria: quanta patifaria!
*Praticamente nada se sabe sobre a vida do Profeta Oseias.
Viveu entre 780 e 725 a.C

(Brasília, abril de 2017)
postagem enviada pelo autor


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.