Pular para o conteúdo principal

DESTROÇADA REPÚBLICA (E ESCOLA) - Emanuel Medeiros Vieira

 O MEU POVO ESTÁ SENDO DESTRUÍDO  POR QUE LHE FALTA CONHECIMENTO
                                 (Profeta Oseias* 4:6)

Talvez esteja sendo injusto (em relação à epígrafe)com um povo sofrido – que pega vis conduções de madrugada, que é assaltado de todas as formas, amesquinhado e ludibriado desde os inícios de nossa perversa colonização – excludente, voraz e iníqua.
Eu queria, com a epígrafe, reforçar o lugar-comum sempre necessário: SÓ A EDUCAÇÃO PODERÁ NOS LIBERTAR. COMO A VERDADE.
Ou sempre seremos surripiados, ludibriados e roubados por uma raça ou quadrilha de gente cruel e ordinária instalada nos chamados três poderes – abutres dos nossos sonhos.
No fundo, como em certos rincões da China (onde também existe muita corrupção, e é uma ditadura com trabalho escravo), a gente talvez desejasse que essa gente fosse executada em praça pública, com as balas sendo pagas pelas famílias dos corruptos.
É claro que é um desabafo, mas uma prisão perpétua, com todos os direitos dados à defesa, não seria ruim... Uma limpa, uma purificação, uma catarse.
“Esqueçam o que escrevi, como disse o Patriarca da Dependência (FHC)?

A “República da Odebrechet” revela que o fedor passou do insuportável.
Basta de consensos, conchavos, acertos imorais, articulações na boca da noite, e de impunidade.
Quais os partidos que escapam desta impressionante rapina aos cofres públicos? Falo das agremiações ideológicas. Que eu me lembre. Só o PSOLO e o PSTU (sem representação parlamentar).
Como não amo partidos fascistas  e stalinistas, deixei de citar um, eu sei.
Recordo-me, vendo tanto roubalheira, tanto descaso com o bem público, das minhas viagens ao sertão nordestino- não só da seca, mas de tanto sofrimento e desigualdade..
É de estarrecer a insensibilidade de nossa classe política. Ingênua a minha indignação? Talvez..
Lembro-me de Darcy Ribeiro, profeta da esperança, conclamando por uma Escola decente.
E evoco também o baiano Anísio Teixeira, assassinado pela ditadura (conforme investigação de João Augusto de Lima Rocha, doutor aposentado da UFBA – Universidade Federal da Bahia) – que deu fundamento à luta pela escola pública no Brasil, com base no princípio de que é a escola pública universal e gratuita, a cargo do Estado,” que produz a democracia, e não o contrário”, como observou o professor citado.
Os brasileiros democratas só esperam a descoberta dos autores do assassinato daquele que, talvez, foi o maior educador brasileiro de todos os tempos.

Não se enganem: os arranjos já estando preparados, com parlamentares, gente do Executivo e membros do Supremo– um deles já disse que caixa dois não é assim tão grave – como se não fosse corrupção.
Meu (saudoso) pai diria: quanta patifaria!
*Praticamente nada se sabe sobre a vida do Profeta Oseias.
Viveu entre 780 e 725 a.C

(Brasília, abril de 2017)
postagem enviada pelo autor


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares.

*********

os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.              

VII Seletiva Nacional de Poesia – 2017 Para a edição do livro VII COLETÂNEA SÉCULO XXI

VII Seletiva Nacional de Poesia – 2017 Para a edição do livro VII COLETÂNEA SÉCULO XXI - que trará uma Homenagem ao poeta e professor Pedro Lyra – 
(será o 41º livro editado pela PoeArt Editora- DESDE 2006 COM VOCÊ!) (Prazo: ATÉ 30 de abril de 2017)
(somente pela INTERNET)


   A PoeArt Editora de Volta Redonda RJ, institui o livro VII Coletânea Século XXI  (depois das bem sucedidas Antologias Poéticas de Diversos Autores, Vozes de Aço da I a XVIII, depois do sucesso da I a VI Coletânea Século XXI, do livro Cardápio Poético, 1ª e 2ª edição, I a III Coletânea Viagem pela Escrita. Dentre os já homenageados por suas contribuições literário-culturais em nossos livros, estão: Adahir Gonçalves Barbosa, Alan Carlos Rocha, Álvaro Alves de Faria, Astrid Cabral, Clevane Pessoa, Flávia Savary, Flora Figueiredo, Gilberto Mendonça Teles, Maria Braga Horta (in memoriam), Maria José Bulhões Maldonado, Mauro Mota, Olga Savary, Oscar Niemeyer, Pedro Albeirice da Rocha e Pedro Viana.


SEM TAXA DE INSCRIÇÃO: (AT…

SAFRA VELHA DE CLÁUDIA BRINO recebe indicação do International Poetry News

É com alegria e surpresa que acabo de receber de Giovani Campisi a notícia de que o livro Safra Velha de Cláudia Brino (Costelas Felinas) é um dos livros indicados para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura 2018.

Indicado pelo jornal International Poetry News entre 25 títulos de autores internacionais encaminhados ao Comitê Organizador do Prêmio Nobel de Literatura - 2018
A indicação foi feita pela Direzione Editoriale / Edizioni Universum

clique na imagem e veja a IPN  INDICAÇÃO NO - INTERNATIONAL POETRY NEWS


Este livro não é vendido em livrarias e se movimenta à margem da grande mídia. Adquirindo a versão impressa você receberá dedicatória especial tendo o seu nome impresso no livro.