14º CONCURSO NACIONAL DE CONTOS JOSUÉ GUIMARÃES

Inscrições abertas 


Em 2017, quando serão celebrados os 36 anos das Jornadas Literárias, acontece a 14ª edição do Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães. Iniciado em 1988, o Concurso homenageia o jornalista e escritor sul-rio-grandense que apoiou a criação e a expansão das Jornadas Literárias de Passo Fundo, que se realizam a cada dois anos desde 1981. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel/RS), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Prefeitura de Passo Fundo, o 14º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães busca também valorizar a criação literária no Brasil.  O concurso integra a programação da 16ª Jornada Nacional de Literatura, que ocorre de 02 a 06 de outubro.

O concurso é destinado a contistas, com obras publicadas ou não, que apresentem textos inéditos, não publicados inclusive na internet, e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho por meio da entrega de originais no local de inscrição ou por correio. Não serão aceitas inscrições por e-mail. Cada participante deverá apresentar dois contos. 

Envio de trabalhos Os originais deverão ser apresentados em quatro vias, em formato A4, digitados numa só face, espaçamento duplo entre linhas, fonte Times Roman, tamanho 12, e identificados apenas com o pseudônimo do autor. As quatro vias deverão ser reunidas em único envelope, no qual deverão constar o título do concurso e o pseudônimo do autor. Nesse mesmo envelope, deverá ser colocado outro envelope, contendo a identificação do autor, seu endereço completo, telefone, um breve currículo e a indicação dos títulos dos contos.O endereço para a entrega ou envio dos textos é Instituto Estadual do Livro – IEL, Rua André Puente, 318 - Bairro Independência, Porto Alegre – RS -CEP: 90035-150. 

Vencedores
Os trabalhos serão julgados por uma comissão indicada pelas instituições promotoras e o nome dos vencedores será divulgado na abertura da 16ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece no dia 2 de outubro de 2017, no Portal das Linguagens/UPF, em Passo Fundo. Os dois melhores contistas receberão prêmios no valor de R$ 5.000,00 para o primeiro lugar e de R$ 3.000,00 para o segundo lugar. Além disso, alguns trabalhos poderão ser destacados com menção honrosa, a critério da Comissão Julgadora. Os contos premiados poderão ser editados em antologia organizada pelo Instituto Estadual do Livro, a ser publicada em coedição com a Fundação Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura de Passo Fundo.

Jornadas Literárias
As Jornadas Literárias caracterizam-se como uma das maiores movimentações literárias da América Latina e, neste ano, quando completam 36 anos de existência, passam por uma importante remodelação. As atividades, além de serem realizadas na UPF, serão estendidas por diversos espaços culturais de Passo Fundo, resultando na “jornalização” da cidade, com ações como o “Projeto transversais: rotas leitoras”, “Livros na mesa: leituras boêmias” e os “Caminhos das artes”. Outra novidade é a participação do Instituto Estadual do Livro/SEDACTEL na elaboração e coordenação do Seminário Literatura Gaúcha - Cena Contemporânea na programação da Jornada.Além de “jornalizar” a cidade, as Jornadas Literárias investem em uma nova iniciativa, agora no Complexo do Portal das Linguagens: espaços batizados com o nome de diferentes escritores. Em 2017, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Moacyr Scliar serão os autores homenageados.A 16ª edição da Jornada é realizada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo e conta com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Companhia Zaffari&Bourbon e com o apoio do Instituto Estadual do Livro (SEDACTEL) e Ministério da Cultura, além da parceria cultural do Sesc, dentre outras empresas e órgãos. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas no portal www.upf.br/16jornada, pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.

Clique Aqui para acessar esta notícia no Portal UPF

postagem enviada por CRIS DAKINIS


Comentários