Pular para o conteúdo principal

A NOVA POESIA - Gerson Monteiro

Forma Sintética de Poesia Contemporânea. Como motivação política para sustentação das novas proposições artísticas, a poesia nascida na Mariana do início do século XXI elegeu a liberdade como condição de existência do poeta, conforme advoga Gilberto Miranda Teles:
(...) obediência às regras não significa que o escritor não tenha liberdade e possibilidades de modificá-las, de ampliar suas funções, de acrescentar-lhes novos matizes de significação, de descobrir para elas novas funções no processo cultural. (TELES, G,M, 1986, p 1 – in Livro II das Aldravias)
Baseada nestas afirmações ouso acolher as Aldravias de Gerson Monteiro, um jovem escritor mageense, pertencente à ACLAM, Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé, que já publicou dois livros de poesia, Cuca Legal e Segredo da Vida.
Quando lhe sugeri aprender a nova poesia ele logo se interessou. Após as primeiras orientações escreveu vinte e nove aldravias em um roteiro poético. Fugindo às regras da aldravipeia, um conjunto de vinte aldravias com repetição de uma palavra escolhida pelo autor, em todas elas. Seria uma pena sugerir que ele as modificasse para adequá-las às regras desta variante da nova poesia marianense. Inspirada em Teles, classifiquei-as de aldravipeia livre, sem a obrigação de repetir sempre a mesma palavra em cada uma delas. Pois foram escritas espontaneamente, antes de conhecer as regras desta variante da aldravia. Ele continuou brincando com as palavras e escreveu mais treze aldravias e até a dedicatória do livro.
Gerson Monteiro é inteligente, criativo e cheio de talento.  O fato de ter aceitado meu convite para vir, à minha casa, fazer uma oficina desta nova poesia, já foi um passo rumo ao seu aprendizado. Confesso minha surpresa pela facilidade de Gerson na compreensão e composição desta nova modalidade poética.
Seja bem vindo, meu jovem, ao mundo aldravianista.


Benedita Azevedo - Presidente da ACLAM

Adquira diretamente com o autor
Costelas Felinas - livros e revistas artesanais

Comentários

Anônimo disse…
Muito interessante este estilo poético. É o texto está bem explicativo.
Anderson Freitas

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.