Pular para o conteúdo principal

MEDIUNIDADE - Emanuel Medeiros Vieira

“Os idiotas vão tomar conta do mundo, não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos”.
                            (Nelson Rodrigues)

O assunto deste texto pode estar superado.  Mas vamos lá: Moro indaga, Lula diz não.
O advérbio “não” é repetido. O juiz insiste.
Onde está verdade? É a pergunta de filósofos– desde os pré-socráticos. Ou desde sempre.
Com todo respeito às crenças, às pessoas mortas, sugiro que uma caravana de sábios, juízes, advogados, promotores, denunciados – vá a um Centro Espírita.
Chamem os mortos. Busque-se um médium da estatura de um Chico Xavier.
(Peço perdão pelo humor medíocre. Mas não era humor o que pretendia.)
E dona Marisa – com todo o respeito aos mortos – (insisto) dirá se o tríplex era do casal ou não se ela gostava de praia ou não.
(Não gostava de praia? Tal colocação já não parece verdade. Nos tempos de presidência, nos finais de ano, parecendo bem  felizes,  Lula e  dona Marisa  vinham aqui para Bahia, para a praia de Inema, local privado, de grande beleza,  em Aratu, protegidos  da curiosidade alheia por militares. Outros presidentes também faziam isso.)
Para não parecer parcial, indague-se ao senador Aécio Neves o que ele e o juiz Sérgio Moro cochichavam em certa ocasião.
Quando o neto do Dr. Tancredo recebeu a Medalha do Mérito Militar, comecei  a ficar preocupado.
Ainda na ditadura, falava-se muito da “volta aos quartéis” – dos militares.
Explicando para as novas gerações: “volta aos quartéis”, significava o regresso dos militares às suas funções constitucionais.
Era uma esperança, um alento.
 Insistiram tanto na tal dessa volta que Jaguar disse : “Espero que não seja a minha”.
Por que ele, como tantos brasileiros, fora preso na ditadura.
Que não começassem a prender todo mundo de novo.
Para quem não viveu aquele período de AI-5, de Médici, é muito difícil entender.
O que somos sem memória?
O senhor Fernando Henrique Cardoso e consorte (viva na época),  também apreciavam muito as praias privadas, com imensa segurança.)
De Collor, “Breve”, eu não  lembro se ia também para tais locais privados.
Apenas uma lembrança: quando ele chamou o Doutor Ulysses de “velho”, de bate pronto,
 O honrado senhor respondeu: “Sou velho,  mas não sou velhaco. E os remédios que tomo são todos prescritos pelo doutor”.
A frase Ulysses significava muita coisa. Cabe ao generoso leitor interpeta o sentido da mesma – mais no final do pensamento.
Dispersei-me.
Também gostaria de saber quem mandou comprar a refinaria de Pasadena, nos EUA, que causou um prejuízo de mais de 800 milhões de reais aos cofres públicos.
Ah, dona Dilma.
O meu, o teu, o nosso dinheiro, paciente leitor.
Será que foi a dona Marisa?
Jogar a culpa nos mortos é “muito feio”, como dizia uma professora do antigo Curso Primário.
Há pessoas que têm compulsão pela mentira. É doentio. Chegar a ser uma espécie de mitomania.
Termino. Mas creio que, além da violência que assombra o Brasil, o fundamentalismo, o maniqueísmo, os xingamentos, os opróbrios, as ignomínias dirigidas  – ou desqualificação pura e simples de quem é contrários às “nossas” posições – afetam a própria democracia, o espírito civilizatório, a convivência generosa.
Sem argumentação, não chegaremos a nada.
Está difícil? Está. Más é preciso um imenso esforço pessoal para que possamos, de uma vez por todas, conviver com posturas alheias, com aqueles que não comungam com nossas posições. Eles não são inimigos. São brasileiros que nem nós (é claro que não estou falando de torturadores, de pedófilos, de traficantes ).


(Salvador, maio de 2017)
postagem enviada pelo autor

Comentários

Anônimo disse…
Seu texto é muito lúcido
Jefferson Rodrigues
Cris Dakinis disse…
O novo artigo do nosso querido e ilustre Emanuel Medeiros nos traz muitas reflexões... Ótima exposição do doloroso tempo do AI-5... (eu adorei a resposta de Ulysses acerca dos remédios...) Enfim, tempos difíceis, Emanuel, e por isso tantas reticências neste meu comentário. Concordo que, em nome da democracia, precisamos encontrar uma solução pacífica e meno discórdia no seio do povo. Um momento singular que merece reflexão, o uso da razão... (mais reticências).E parabéns novamente pelo texto!

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.