Pular para o conteúdo principal

ALDEIA INDÍGENA RENASCER E SEU HISTÓRICO DE CONQUISTAS - por Eduardo Waack

Os povos indígenas são os guardiões da Natureza, e trazem consigo um conhecimento ancestral e diferenciado. Em meio a lutas, preconceito e perseguições seculares, mantém viva sua identidade, e firmam-se cada vez mais como protagonistas de uma economia verde e auto-sustentável. Muito temos a aprender com eles, e desta interação surgirá um novo Brasil, que não exclua seus filhos e ofereça a cada um aquilo que lhe é de direito.

A Aldeia Indígena Renascer — Ywyty Guaçu — foi fundada em 22 de setembro de 1999 por cinco famílias indígenas Tupi Guarani e Guarani. A ocupação foi comandada pelo Cacique Antonio da Silva, conhecido como Awá. Seu objetivo era reconquistar o espaço tradicional pertencente aos seus ancestrais.

Localizada aos pés do Pico do Corcovado, no município de Ubatuba (SP), a Aldeia Renascer é considerada um atrativo turístico e cultural, possuindo 20 famílias que ocupam 2.500 hectares de belas paisagens, florestas e rios de águas cristalinas. O local está aberto à visitação pública com agendamento prévio. Ali a organização logo faz-se notar, e as tradições são cultivadas. Mas nem por isso eles estão parados no tempo. A Aldeia possui acesso à internet via satélite, uma escola, a EEI “Penha Mitãngwe Nimboea” de educação infantil e participa do projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos), inclusive com aulas bilíngues. Até 1999, o local onde se localiza a Aldeia Renascer era utilizado como espaço cênico-cinematográfico e foi palco do drama histórico “Hans Staden — Lá Vem a Nossa Comida Pulando”, dirigido por Luís Alberto Pereira, que retrata as aventuras e desventuras do viajante alemão que naufragou no país em 1550.



postagem enviada por Eduardo Waack

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.