Pular para o conteúdo principal

QUE FAZER? - EMANUEL MEDEIROS VIEIRA

QUE FAZER?

EMANUEL MEDEIROS VIEIRA

Para  Gerônimo Wanderley Machado

Não é por acaso que a história do capitalismo tenha relação direta com a história do declínio da subjetividade, do fim do autoconhecimento, da mercantilização da biografia,  do crescimento da indústria de celebridades e das vedetes
                                          (Márcia Tiburi)

Aproveito uma obra de Lênin para intitular o texto abaixo.
Não, não vim para falar de materialismo histórico..
Queria meditar um pouco sobre o “mal estar da civilização”, agora aproveitando-me de um título de Freud.
Sem nostalgia, em  uma certa época – que vivi intensamente (por exemplo, a década de 60) –, a gente tinha ilusões, utopias, esperanças.
Havia a sensação “inter-subjetiva (não só individual) de termos um horizonte político.
A tragédia brasileira é não ter nenhuma perspectiva.
Pessimismo? Não creio.
É pela defesa da vida – acreditem – que escrevo este texto.
A gente internalizava tais perspectivas – mesmo sob o tacão de uma ditadura militar, mesmo sofrendo a violência da tortura, do exílio, de mil processos etc.
Percebe-se uma espécie de fascistização do mundo – não falo só da corrupção que degrada, que tira as esperanças e que enoja.

É o crescimento da extrema-direita, sem falar nos Estados Unidos.
Apesar das toneladas de papel que já foram escritas sobre Trump, queria meditar rapidamente sobre sua ascensão.
Não apenas dizer que ele canalizou as frustrações de uma classe média branca e empobrecida  – nos EUA.
Philip Roth escreveu sobre o atual presidente dos EUA: “Donald Trump é ignorante sobre governo, história, ciência, filosofia, arte, incapaz de expressar ou reconhecer sutileza ou nuance, destituído de toda decência e detentor de um vocabulário de 77 palavras” (...).
 Houve uma época em que ser atacado com tanta violência por um dos mais importantes escritores americanos do seu tempo (Phiilp Roth), “representaria uma dor de cabeça séria para o presidente dos EUA”, como observou Sérgio Rodrigues.
Hoje, suas palavras caem no vazio, ficaram no”sopão  frio de uma cultura em que deixamos de dar bola para o que pensam os escritores”.
É um tempo de trevas, mas não para desistências.
Precisamos fazer o que for possível para recuperar o HUMANO, A ESPERANÇA.
Como? Caminhando. Como já disse alguém, as estradas foram feitas para serem  trilhadas.
“Aqueles que não caminham por medo de cometer um erro cometem o mais grave deles” (Papa Francisco  –Homilia, “Domus Sanctae Marthae”, 8 de maio de 2013)
(Salvador, fevereiro de 2017)

postagem enviada por EMANUEL MEDEIROS VIEIRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.