Pular para o conteúdo principal

EQUINOS - tema da revista poética CABEÇA ATIVA N.º 36 - Veja os autores desta edição

AO FINAL DO EDITORAL OS NOMES DOS AUTORES DESTA EDIÇÃO.


Ao cavalgarmos as pradarias maleáveis que compõem os verdejantes pastos impressos de nossa biblioteca, nos deparamos com incontáveis e tenros brotos a verdejarem inúmeros versos ofertados aos equinos. Açoitados pelos velozes ventos das imagens, a relincharem verdades, crueldade, fadiga e belezas, em meio a um trotar constante e harmonioso, sobre as remotas veredas da poesia, nos apegamos, mais firmemente, às rédeas e conseguimos, afinal, conduzir, em liberdade, toda esta tropa suada e reluzente aos seguros quadrantes das ocultas paisagens de papel reciclado que mapeiam  a retangular geografia da Cabeça Ativa nº 36.


            Desde o início das lutas de dominação e conquista entre os povos, os equídeos com o seu específico adestramento bélico sempre contribuíram para a eficaz superioridade dos conquistadores. E esta contribuição, também, expandiu-se para o arado e para o trabalho pesado na mineração e na lavoura, cumpridos fielmente sob um  plácido manto de leal resignação. E o que dizer do vigor físico a preencher, perfeitamente, a perfeita plasticidade de sua bela anatomia? Mesmo cativos em carruagens e carroças e atrelados a um simplório trote renitente, pisam com altivez as distâncias e nos mostram, desapegadamente, a utilidade do existir.

            E ao fim de toda a nossa desbravadora cavalgada ao reino dos equinos, pudemos contemplar, através dessas literárias plagas, seus cavalares predicados impondo-se sobre os nossos, em relação à solicitude, serventia, abnegação e utilidade. 

os editores
**********************
CONFIRA OS AUTORES DESTA EDIÇÃO
e se o seu nome estiver no índice, entre em contato para receber 01 exemplar grátis (prazo até dia 15/02/2017)  e-mail cacbvv@gmail.com


04 Foed Castro Chamma, Jurema Barreto de Souza, Regina Coeli Nunes
05 Dércio Braúna, Irineu Volpato
06 Wilson Pereira, Ascenso Ferreira, José Santiago Naud
07 Adolfo Dias, Cassiano Ricardo, Beatriz Helena Ramos Amaral, Alice Ruiz
08 Leandro Martins de Jesus, Júlio B., Eno Teodoro Wank
09 Cecília Meireles, Rúbio Santana, Alexandre Brito Batista, Cláudio Henrique  A. Severo
10 Aristides Theodoro, Cacaso, Paulo Leminski, Jorge de Lima
11 Francisco Ferreira, Carlos Martins, Teresinka Pereira
12 Bueno de Rivera, Juarez Matias do Nascimento, Carlos Nóbrega
13 Francisco Assis dos Santos, Antero de Quental, Carlos Nejar, Cecy Barbosa Campos
14 Luiz Otávio Oliani, Judas Isgorogota, Patativa do Assaré
15 Lêdo Ivo, Carmelo Ribeiro
16 O Poeta de Meia-Tigela, Humberto Del Maestro, Donizete Galvão, Kyokusui
17 Roberto Schawrz
18 Murilo Mendes, Edweine Loureiro, Sidney Sanctus, General João Baptista Figueiredo
19 Konstantinos Kaváfis, Luiz Gonzaga
20 Iracema M. Régis, Romeu Jobim, Max Moreira, Alphonsus de Guimaraens Filho
21 Mahelen Madureira, Cláudio Feldman, Aníbal Beça, Cida Micossi, William Carlos Williams
22 Rosa Ramos, Paola Campania, Ariano Suassuna
Dartagnan Holanda 
capa: Neli M. Vieira

Comentários

Costelas Felinas disse…
COMENTÁRIO DE ARISTIDES THEODORO ENVIADO POR CARTA

"Recebi o número 36 da revista CABEÇA ATIVA. Saiu belíssima, um verdadeiro docinho de coco baiano. Coisa feita por mestres. Obrigado por terem acolhido o meu poeminha nessa obra prima. O desenho de Neli está batutinha..."
Costelas Felinas disse…
COMENTÁRIO POSTADO NO FACE POR SIDNEY SANCTUS

"Parabéns com louvor, Cláudia Brino e Vieira Vivo. A Cabeça Ativa Equinos foi uma das melhores até agora criada por vcs, talvez a melhor de todas. Trabalho muito bem feito, com amor, afinco e humildade. Que muitas outras Cabeças desse quilate venham, por muito tempo..."
Anônimo disse…
Queridos, fiquei feliz com meu pequeno pensamento nesta grande revista. Parabéns pelo trabalho. Beijo,
Cida Micossi
Costelas Felinas disse…
CARTA ENVIADA POR HUMBERTO DEL MAESTRO , ONDE ELE ESCREVE:

"Mais uma Cabeça Ativa, em minhas mãos, em uma publicação da Costelas Felinas, usando como tema, o assunto Equinos, que ficava mais bonito, até 2012, com o trema no "U".
Li o editorial e todos os textos poéticos ali consignados. Um trabalho de cinzelador, de lapidação que nos encanta e enternece. Dela constam, nesta edição, escritos de poetas vivos e falecidos; brasileiros e estrangeiros.
publicado no BOLETIM LITERATURA & ARTE N.º 1926 -
Costelas Felinas disse…
COMENTÁRIO POSTADO EM OUTRO LINK POR HILDA CURCIO

Esses "Equinos" trouxeram-nos belos cavalos, até alados. Essa revista 36 foi das mais poéticas que já produziram. Agradeço aos poetas que nos presentearam com esses versos, a primeira estrofe de Wilson Pereira; "Mar-cavalo" de Rosa Ramos me emocionou também; e, Luiz Otavio Oliani, dizendo que "o cavalo é o povo", em linda metáfora. Não me canso de dizer, continuem essa trabalhança/trabalho/esperança, é tudo. Hilda Curcio

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.