Pular para o conteúdo principal

FESTIVAL ARTE & TRABALHO - Grupo Poetas Vivos


O Grupo Poetas Vivos, integrando as comemorações da Semana do Trabalhador e do Festival Arte & Trabalho, apresenta o Sarau Literomusical "Fruta Aberta", inspirado na obra do poeta amazonense Amadeu Thiago de Mello, um dos mais influentes e respeitados do país, reconhecido como um ícone da literatura regional e com obras traduzidas para mais de trinta idiomas.
Thiago de Mello nasceu em Barreirinha, uma pequena cidade fincada à margem direita do Paraná do Ramos, braço mais comprido do rio Amazonas. Ainda jovem, abandonou o curso de Medicina para se entregar por inteiro ao caminho da arte poética e, 1951, com o livro Silêncio e Palavra, irrompe o cenário cultural brasileiro, recebendo a melhor acolhida da crítica. Com o passar dos anos, mergulha nas raízes da sensibilidade humana de seu povo, explorado, sofrido e, ao mesmo tempo, generoso, sem perder o sóbrio lirismo de sua poesia e pondo-se por inteiro a serviço de relevantes causas sociais. Após enfrentar a prisão e um longo e doloroso exílio, retorna ao Brasil e de volta à sua terra natal, onde vive até os dias de hoje.
Seu poema mais conhecido, Os Estatutos do Homem, exalta os valores simples da natureza humana.
Em sua poesia, o lirismo, a sensibilidade humana, a alegria de viver, a luta contra a opressão, o amor constante à Amazonia natal, se reúnem harmonicamente, num tecido de força e beleza. Thiago de Mello se joga por inteiro em sua poesia, coração, cabeça e sentimento, com autenticidade e força interior.
Fruta Aberta traz o chamado da terra aos homens, irmãos da natureza, para viver a vida verdadeira de justiça, claridade e alegria... a descoberta do caminho e a canção que se faz com o outro, canção aprendida com os antepassados, o compartilhar e o repartir... a força do povo e da união, num canto de paz e liberdade, voltando a ser criança, pura e simples.
Fruta Aberta traz o silêncio e a verdade do mundo: velho pássaro que dorme feito um menino... um mundo onde todos comerão do mesmo pão e terão uma única certeza: o amor vale a pena!


enviada por Sol Martines

Comentários

Regina Alonso disse…
Lá estaremos, pois a vida é 'casa encantada, onde moramos e mora em nós'! Vida que 'a queremos assim verdadeira, cheirando a manga e jasmim'! E lá vamos 'no escuro (já nem tanto), cantando, porque a manhã vai chegar'!
Venham todos, companheiros! O dia já vai raiar!
Anônimo disse…
Longe perto estarei presente pela admiração ao poeta!

Postagens mais visitadas deste blog

Varal do Brasil - Salão Internacional do Livro

Os preparativos para o 29º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra já começaram. Estaremos presentes com nosso estande pela quarta vez levando autores de Língua Portuguesa para divulgar cada vez mais nossa literatura. As inscrições para todo autor que desejar participar estão abertas! Também seguimos com as inscrições para nossa quinta antologia: Varal Antológico 5  saiba mais lendo as informações 

FESTIVAL TRAÇO: Música e Desenhos ao vivo

12 bandas independentes de Belo Horizonte se reúnem a 16 artistas gráficos para dar origem ao festival Traço – música e desenhos ao vivo . A iniciativa  é um trabalho experimental, em que os grupos tocam enquanto os desenhistas criam ilustrações ao vivo, projetadas no telão da casa que recebe os shows, o Stonehenge. Composto por quatro edições, com três apresentações por noite, o festival estreia no dia 8 de agosto, às 21h, e tem encerramento marcado para junho do ano que vem. A curadoria musical abrange estilos, formações e propostas diversas. Rock, dub, ska, afrobeat, música instrumental, eletrônica, punk, grunge e “stoner barroco” são ritmos apresentados por bandas que variam de trios a septetos. Os objetivos vão desde apresentar simplicidade por meio de um som direto ou refletir sobre a sociedade contemporânea até “detonar uma experiência sonora alimentada pela cultura negra e urbana, que faça mexer músculos e cérebros”. Provocar a imaginação é também o intuito da curad

Trajes Poéticos - RIMA EMPARELHADA

rimas que ocorrem seguidamente em pares. ********* os poemas publicados aqui participaram do concurso Trajes Poéticos realizado pelo Clube de Poetas do Litoral - salvo os poemas dos autores cepelistas que foram os julgadores dos poemas.